segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Desmistificando a TERAPIA !

Diversas crenças e mistérios giram em torno do que é a ‘tal’ terapia. Já pude compartilhar das dúvidas de muitas pessoas e todas sempre me chamam a atenção. A maioria delas são dúvidas bastante primárias, sem querer desmerecer, mas que mostra como a maioria das pessoas, quando não ignora totalmente o tema, é mal informada sobre. Tais dúvidas só me fazem ter mais e mais certeza de como é errada a noção que as pessoas tem de como funciona o processo, do que se trata exatamente e, principalmente, do que um psicólogo pode fazer por elas, ou melhor, o que elas podem fazer por si com a ajuda de um psicólogo.


Diante de perguntas como : Como deve ser pagar alguém para ficar me ouvindo ?! Só eu que falo ?! Como é !? Eu chego lá e falo o que !? Mas eu não sou maluco ... por que preciso de terapia ?! A minha única resposta é uma nova pergunta: Por que você não tenta?! O que pode perder experimentando? Devo dizer que muitos arriscaram e, até hoje, não se arrependeram. Mas não posso negar que há aquele que responde quase como um ‘revide’: Vai VOCÊ fazer terapia, ora.

Para ajudar a esclarecer, vou expor aqui a minha opinião sobre o assunto de forma clara, com um ponto de vista pessoal e o menos profissional possível. Eu não considero a terapia como um santo milagroso que pode curar todo e qualquer mal da noite para o dia. Não funciona como receita de bolo e nós não somos profissionais como mecânicos, que lidam com máquinas, trocam uma peça e está tudo funcionando perfeitamente.


Em uma sessão de terapia você não fica horas ali falando para o psicólogo sobre a sua vida... e sim ouvindo de si mesmo como está a sua vida, o que você pensa dela. Pois é, não considero o ponto principal de uma sessão o falar, na minha opinião, o grande mistério, o elemento principal é o ouvir. Se ouvir. Quando você se ouve, é como se fosse colocado para fora da situação e consegue visualizar as coisas mais facilmente e assim, naturalmente, se organizar melhor.

É como quando se ouve a historia de alguém, de algum amigo, e tem uma opinião, uma visão mais clara da situação. É comum ouvir ‘Ah, mas pra quem está de fora é mais fácil!’. É isso, com a diferença de ter ali um profissional atento e que às vezes tem curiosidades que te fazem buscar respostas para coisas que nunca se preocupou antes. E assim você vai aumentando o conhecimento sobre si mesmo. Sobre suas formas de agir, de reagir, de pensar ... É o que chamamos de ampliação da consciência. Você se conhece, se reconhece e entende as suas reais necessidades.

Não imagine uma sessão mágica, cuja pessoa entra numa sala cheia de problemas e em uma hora sai de lá sorrindo, com solução para cada um deles. Não funciona desse jeito. Nem sempre é maravilhoso, nem sempre você sai de lá sorrindo. Afinal, se deparar com certos fatos pode doer muito mais do que alegrar, mas mais adiante certamente chegará a hora de colher o fruto do que é se conhecer melhor.


... experimenta!

2 comentários: